Após um ataque hacker, os sites do governo do Estado voltaram ao ar. Segundo uma nota emitida pelo Estado, o acesso indevido, que deixou diversos portais indisponíveis da madrugada até às 19h30min de terça-feira, colocou em ação o plano de contingência desenvolvido pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), responsável pela administração das páginas.
O ataque foi registrado por volta da 1h e identificado pelas equipes às 1h19min, o que levou os portais a serem tirados do ar por precaução antes das 2h. Desde então, os servidores trabalhavam para restabelecer o acesso.
Ainda segundo o comunicado, o ataque aos sistemas ocorreu em um ambiente restrito e não gerou perda de dados ou vazamento de informações pessoais. Os horários agendados pela população em serviços vinculados ao governo estadual foram cumpridos ao longo do dia, mas sem a possibilidade de realização de novos agendamentos.
Com a segurança dos portais restabelecida, a equipe da Procergs informa que buscará identificar a autoria dos ataques para a adoção das medidas pertinentes.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">
ENTENDA O CASO
Quem tentou acessar sites do governo do Estado na manhã desta terça-feira, percebeu que os endereços estavam fora do ar. Alguns sites apareciam como indisponível, entretanto, em outros casos, uma assinatura de ataque hacker aparecia em alguns dos portais, como foi o caso do site da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Ao buscar pelo site, ainda é possível ler a seguinte mensagem direcionada para a Procergs: "PROCERGS, você caiu na hackeada da Paraná Cyber Mafia. Como penalidade, todos os serviços online do Rio Grande do Sul vão pro saco. :) RS.GOV".
Serviços como o Detran e outras secretarias estaduais estavam indisponíveis. Os Centros de Formação de Condutores (CFCs) não foram prejudicados, porque contam com outro sistema, diferente das secretarias. Portais como o vacinômetro estadual ou de dados da Covid-19 no Rio Grande do Sul seguiram no ar durante o dia.